Subprojeto PIBID/Pedagogia

2020/2022

Objetivo Geral do Subprojeto 

Promover a iniciação à docência de estudantes da licenciatura em pedagogia, em escolas de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como eixo central a alfabetização e o letramento por meio da contação de histórias. 

Objetivos Específicos do Subprojeto

- Fortalecer a prática profissional dos estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia, em consonância com os desafios da alfabetização do nosso tempo. 
- Desenvolver ações pedagógicas que possibilitem os acadêmicos do curso de Pedagogia criarem alternativas para superar as dificuldades inerentes aos processos de ensinoaprendizagem enfrentadas por crianças durante o processo de alfabetização e letramento. 
- Conhecer a realidade das escolas de Educação Infantil e as escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município. 
- Estreitar relações com instituições, professores e gestores das escolas públicas do município com vista a desenvolver projetos e parcerias na área da educação e formação de professores. 
- Desenvolver nos licenciandos habilidades de planejamento individual, planejamento coletivo, separação de material e recursos didáticos. 
- Produzir material didático que atenda aos propósitos do projeto e sirvam como recursos para as escolas continuarem as ações com outras turmas após o encerramento projeto. 
- Realizar formações continuadas nos encontros de estudos e planejamentos, com foco na alfabetização e letramento de crianças. 
- Participar de oficinas de contação de histórias. 
- Produzir relatórios, portfólios, cadernos de campo e outras formas de registro das atividades. 
- Apresentar os resultados do projeto para a comunidade escolar e também em encontros acadêmicos. 

Descrição do Contexto Social e Educacional dos Municípios acolhidos para articulação/implementação do subprojeto

O município onde será implementado o projeto, Salinas/MG, está localizado entre as regiões do Norte do estado de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha, sendo estas regiões reconhecidas pelos agravantes problemas sociais e econômicos. O município em questão possui aproximadamente uma população de 39 mil habitantes1 . A região tem como principais eixos de desenvolvimento econômico os setores de serviços, comércio e agricultura. Esta última já chegou a ser a mais importante atividade produtiva no município, mas, nas últimas décadas, vem sofrendo um enorme refluxo devido às mudanças climáticas e o avanço da monocultura de eucalipto que tem provocado o desaparecimento de nascentes, córregos e rios na região e, consequentemente, levando a uma crise hídrica. Uma grande parte da população depende da transferência de recursos de programas sociais, segundo dados consultados2,3, no município de Salinas aproximadamente 2300 famílias são beneficiárias do programa Bolsa Família, esses podendo atingir até 25% do total da população se considerarmos que cada núcleo familiar é composto de, em média, umas três pessoas. Devido a situação econômica dependente, muitos jovens e adultos migram sazonalmente para outras regiões em busca de oportunidades de empregos temporários, principalmente para o sul do estado de Minas Gerais para trabalhar na colheita de café, para o interior paulista atuando no corte da cana e, mais recentemente, para o litoral do estado do Espírito Santo para trabalhar como ambulante nas praias. Vale ressaltar que das atividades elencadas anteriormente, onde parte da população recorre a migração, nenhuma delas exige um alto grau de escolarização o que, por sua vez, torna muito restrito o horizonte das famílias mais pobres em relação ao potencial da educação como instrumento valorativo na reprodutibilidade social e nas possibilidades de incremento salarial advindos da maior escolarização. Apesar dos problemas apresentados, o município ganhou projeção nacional por ser conhecido como um dos maiores produtores de cachaça no país. Essa atividade movimenta bastante a economia local, desde a produção e comercialização que emprega um número razoável de trabalhadores, até mesmo com eventos como o Festival Mundial da Cachaça que movimenta o comércio e a rede hoteleira da cidade anualmente. O comércio de insumos e ferramentas agrícolas na cidade também é bastante beneficiado pela atividade produtiva da cachaça. De modo geral, podemos afirmar que a atividade agrícola é a principal fonte de renda dos trabalhadores da região, sejam eles empregados na produção interna voltados para a produção de Cachaça, assim como na colheita de cana e café em outros municípios ou em outros estados da federação. A cidade de Salinas conta com 35 instituições de ensino que atuam na educação.

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