2020/2022
Objetivo Geral do Subprojeto
Promover a iniciação à docência de estudantes da licenciatura em pedagogia, em escolas de
educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como eixo central a
alfabetização e o letramento por meio da contação de histórias.
Objetivos Específicos do Subprojeto
- Fortalecer a prática profissional dos estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia, em
consonância com os desafios da alfabetização do nosso tempo.
- Desenvolver ações pedagógicas que possibilitem os acadêmicos do curso de Pedagogia
criarem alternativas para superar as dificuldades inerentes aos processos de ensinoaprendizagem enfrentadas por crianças durante o processo de alfabetização e letramento.
- Conhecer a realidade das escolas de Educação Infantil e as escolas dos anos iniciais do Ensino
Fundamental do município.
- Estreitar relações com instituições, professores e gestores das escolas públicas do município
com vista a desenvolver projetos e parcerias na área da educação e formação de professores.
- Desenvolver nos licenciandos habilidades de planejamento individual, planejamento coletivo,
separação de material e recursos didáticos.
- Produzir material didático que atenda aos propósitos do projeto e sirvam como recursos para
as escolas continuarem as ações com outras turmas após o encerramento projeto.
- Realizar formações continuadas nos encontros de estudos e planejamentos, com foco na
alfabetização e letramento de crianças.
- Participar de oficinas de contação de histórias.
- Produzir relatórios, portfólios, cadernos de campo e outras formas de registro das atividades.
- Apresentar os resultados do projeto para a comunidade escolar e também em encontros
acadêmicos.
Descrição do Contexto Social e Educacional dos Municípios acolhidos para articulação/implementação do subprojeto
O município onde será implementado o projeto, Salinas/MG, está localizado entre as
regiões do Norte do estado de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha, sendo estas regiões
reconhecidas pelos agravantes problemas sociais e econômicos. O município em questão
possui aproximadamente uma população de 39 mil habitantes1
. A região tem como principais
eixos de desenvolvimento econômico os setores de serviços, comércio e agricultura. Esta
última já chegou a ser a mais importante atividade produtiva no município, mas, nas últimas
décadas, vem sofrendo um enorme refluxo devido às mudanças climáticas e o avanço da
monocultura de eucalipto que tem provocado o desaparecimento de nascentes, córregos e
rios na região e, consequentemente, levando a uma crise hídrica.
Uma grande parte da população depende da transferência de recursos de programas
sociais, segundo dados consultados2,3, no município de Salinas aproximadamente 2300 famílias
são beneficiárias do programa Bolsa Família, esses podendo atingir até 25% do total da
população se considerarmos que cada núcleo familiar é composto de, em média, umas três
pessoas. Devido a situação econômica dependente, muitos jovens e adultos migram
sazonalmente para outras regiões em busca de oportunidades de empregos temporários,
principalmente para o sul do estado de Minas Gerais para trabalhar na colheita de café, para o
interior paulista atuando no corte da cana e, mais recentemente, para o litoral do estado do
Espírito Santo para trabalhar como ambulante nas praias. Vale ressaltar que das atividades
elencadas anteriormente, onde parte da população recorre a migração, nenhuma delas exige
um alto grau de escolarização o que, por sua vez, torna muito restrito o horizonte das famílias
mais pobres em relação ao potencial da educação como instrumento valorativo na
reprodutibilidade social e nas possibilidades de incremento salarial advindos da maior
escolarização.
Apesar dos problemas apresentados, o município ganhou projeção nacional por ser
conhecido como um dos maiores produtores de cachaça no país. Essa atividade movimenta
bastante a economia local, desde a produção e comercialização que emprega um número
razoável de trabalhadores, até mesmo com eventos como o Festival Mundial da Cachaça que
movimenta o comércio e a rede hoteleira da cidade anualmente. O comércio de insumos e
ferramentas agrícolas na cidade também é bastante beneficiado pela atividade produtiva da
cachaça. De modo geral, podemos afirmar que a atividade agrícola é a principal fonte de renda
dos trabalhadores da região, sejam eles empregados na produção interna voltados para a
produção de Cachaça, assim como na colheita de cana e café em outros municípios ou em
outros estados da federação.
A cidade de Salinas conta com 35 instituições de ensino que atuam na educação.
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